A primeira coisa que donos de ligas de cartolafc que estão começando pensam quando decidem que um sistema é o que precisam para crescer é contratar um programador para desenvolver. Eu mesmo fiz isso e vou te confessar uma coisa: a conta nunca ia fechar, nunca ia ficar positivo.

Contratar um programador é tentador no início, vem o primeiro orçamento e o valor é alto, o dono de liga está empolgado com a visão de sucesso que ele tem para a liga, mas o que ele não sabe é que os problemas começam ali.

Alguns dos problemas que essa decisão por causar:

É quase impossível o programador entregar um projeto commpleto e sem bugs pelo orçamento inicial.

É raro, diria quase impossível, encontrar um programador que já entende de CartolafC então você vai ter que ensinar para ele tudo sobre o jogo. Em seguida você vai precisar de uma boa dose de entendimento de lógica de programação para instruir um programador se não quiser que o projeto demore muito para ficar pronto e seja criado com o mínimo de bugs possível. Enquanto isso você está com a sua liga ainda no manual e já gastou um monte de dinheiro porque eles querem pelo menos 50% pra começar.

Você não compra um sistema, você compra um funcionário.

Ao contratar o programador você acredita que aquele valor que ele cobrou para criar o sistema vai resolver os seus problemas, mas outra surpresa é que um bom sistema nunca fica pronto, ele sempre vai sofrer melhorias e sempre vai precisar de manutenção. Melhorias custam e manutenção também, logo são dois novos custos que você precisa ter em mente. Imagine que você pediu para ele criar a sistemática de ligas por rodada, depois você se lembrou que teria que ter ligas mensais, anuais, mata-mata, turno e etc. Seu programador vai te cobrar um extra e lá vem mais funcionalidades com bugs. Com o tempo você vai descobrir que gastou tanto dinheiro com o programador que ele praticamente é seu funcionário.

Um sistema precisa de infraestrutura

Contratou, pagou e ficou pronta a primeira versão, hora de contratar infraestrutura. Nessa hora você vai pelo mais barato, ótimo, com 300 reais seu problema foi resolvido para um ano 👏🏽👏🏽. De repente você identifica que no domingo a tarde quando tem vários jogos ao mesmo tempo seu site fica lento e sai do ar, ou que as parciais demoram a atualizar e o que o seu programador vai dizer? Precisamos de um servidor melhor!!! A conta vai aumentar de novo. Um grande problema é que não dá para prever o quanto melhor o servidor precisa ser, quanto mais você cresce melhor ele precisa ser e quanto mais ligados são os participantes da sua liga, mais caro fica, afinal é mais gente pendurada no seu site.

Quando tudo isso passa você descobre que gastou tanto tempo desenvolvendo o sistema da sua liga que esqueceu de fazer o que realmente vai fazer ela crescer: vender, divulgar.

Depois você para um pouco para fazer as contas e descobre que a liga é pequena e o tanto de dinheiro que você investiu e ainda vai precisar investir mais para fazer parcerias, divulgação, anúncios, talvez chamar algum ajudante e muito mais.

Ufa, a conta não fecha! Estou cansado de ver gente entrando nesse mercado e fica com o site jogado às moscas, a energia do dono da liga acabou, o dinheiro também se foi e a liga não cresceu.

Depois de tanto sofrimento eu te digo, você vai ter desejado ter assinado o GerenciaLiga hoje ao invés de prosseguir com seu contrato com desenvolvedor e descobrir isso tudo daqui a um ano ou mais. Invista certo!


Leave a Reply

Your email address will not be published.