Mano, quando eu comecei a tocar minha liga de CartolaFC eu estava super empolgado, eu sabia que eu ia fazer, acontecer e tal, e sabia como fazer uma liga de Cartola FC crescer, mas em pouco tempo eu percebi que o crescimento que eu tava tendo ia gerar um problema lá na frente. Eu descobri que não ia dar pra fazer tudo manualmente por muito tempo.

Eu lançava cada nome de time numa planilha do Google Docs, fiz uma tabela completa e a cada rodada eu digitava a pontuação dos times. No começo é empolgação pura, ver a liga funcionando, a galera se divertindo, mas quando chegou perto dos 200 times, jogos quarta e domingo, inscrições pra receber e ainda divulgar a liga pra ela crescer o prazer começou a ir embora e daí eu tive a certeza que precisava parar de fazer as coisas manualmente.

Naquela época eu contratei programador pra criar a classificação das ligas de maneira automática, mas o orçamento inicial ficou muito caro, como eu conheço de banco de dados e alguma coisa de programação eu cortei bastante coisa no orçamento, tirei a interface de adicionar times, menus e outras coisas e fazia uma parte do trabalho direto no banco de dados usando meus conhecimentos. Sei que minhas habilidades nessa área facilitaram fazer o programador entender o que eu queria e facilitou colocar as coisas pra funcionar.

Hoje eu vejo o quanto o GerenciaLiga ajuda as ligas a crescer. Se você tem a solução completa: GerenciaLiga Inscrições + Parciais você só se preocupa em fazer o que faz sua liga crescer: divulgar e vender, o sistema faz todo o resto, recebe os pagamentos, adiciona os times nas ligas, calcula os prêmios, gera parciais e tudo que eu fazia no braço naquela época.

Tenho certeza de que fizemos a coisa certa no desenvolvimento do GerenciaLiga para que nossos clientes possam crescer, porque isso aqui nasceu pra resolver um problema que eu tinha.


Leave a Reply

Your email address will not be published.